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Arquitetos: MASS Design Group
- Área: 560 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Iwan Baan, MASS Design Group
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Fabricantes: Atelier Economa General, Atelier Economa General Musanze, Cooperative COOMIVA Musanze, Crown Paints Rwanda, Gahunga Quarry in Musanze, Nyirangarama, Quincaillerie Mateco, Roofings Manufacturing Limited
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola de Ensino Fundamental Ruhehe é uma infra-estrutura pública com capacidade para atender até 1.120 alunos da pré-escola ao sexto ano, contando ainda com uma equipe de 20 professores e alguns funcionários administrativos. O projeto da Escola Ruhehe, construído na cidade de Ruhengeri, Ruanda, foi desenvolvido pelo escritório MASS Design Group em parceria com a Fundação M2 e o governo do Distrito de Musanze, contando ainda com a valiosa contribuição dos bolsistas do Centro Africano de Design (ADC), os quais lideraram a execução do projeto in situ como parte das atividades extracurriculares do curso de projeto e construção. Desta forma, através de uma estreita colaboração entre arquitetos e colaboradores locais, o projeto da Escola Ruhehe desenvolve e aplica uma série de conceitos elaborados pelo MASS Design Group em 2015 com o projeto da Escola de Ensino Fundamental de Mubuga. Juntas, as Escolas Mubuga e Ruhehe se fortalecem, estabelecendo elementos de referência para futuros projetos escolares no país.
Tanto para os arquitetos do MASS quanto para os colaboradores do ADC, o projeto da Escola Ruhehe vai muito além de um simples projeto de arquitetura e construção. Desde o princípio, arquitetos e bolsistas trabalharam juntos com o principal objetivo de provar que soluções projetuais simples poderiam resultar em melhores resultados práticos dentro da sala de aula, promovendo o bem-estar dos alunos e professores e principalmente, minimizando a taxa de desistência. Para isso, os bolsistas do ADC trabalharam diretamente com a comunidade local para encontrar soluções específicas que pudessem melhor atender as necessidades dos alunos em cada uma das fases de aprendizado. Através deste processo participativo eles puderam identificar e sanar antigos problemas, desenvolvendo novas estratégias para promover o engajamento e o aprendizado dos alunos, transformando a Escola Ruhehe em um modelo de referência para o desenvolvimento de projetos similares na Ruanda.
Formalmente, a implantação da estrutura da Escola de Ensino Fundamental Ruhehe assume a forma de uma arco, com as salas de aula dispostas radialmente. As salas de aula assumem um tom bastante introspectivo, afastando os alunos das distrações do entorno da escola, isso porque ela encontra-se bem ao lado de um escritório público bastante movimentado, algo que representou um grande desafio para os arquitetos. A solução encontrada pelos bolsistas do ADC foi substituir quatro das antigas salas de aula por outras cinco estruturas neste novo formato, incluindo uma biblioteca e um novo escritório para a direção da escola.
As estruturas existentes preservadas foram então renovadas segundo os mesmos critérios utilizados no desenho das demais salas de aula. Cada decisão de projeto para o desenho da nova Escola Ruhehe foi tomada em conjunto pelos 10 bolsistas envolvidos no processo. Além disso, o projeto precisava se encaixar em um orçamento relativamente enxuto, oferecer soluções facilmente replicáveis e utilizar materiais locais, principalmente para viabilizar a adaptabilidade do projeto para outras regiões do país. A inauguração da Escola de Ensino Fundamental Ruhehe marca o ápice da iniciativa da ADC para a formação de novos profissionais, abrindo um precedente para o desenvolvimento de futuros projetos educacionais em todo o país.
[ Photographer website - https://iwan.com/ ]